WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de antendimento ao Associado está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Buscar Fornecedor:

Associação Comercial promove missão ao Chile de 30/05 a 03/06

No período de 30 de maio a 03 de junho, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) promove a primeira missão internacional de sua história, tendo como destino o Chile.

Com o objetivo de conhecer o ambiente de negócios chileno e práticas de gestão que estão sendo adotadas por empresas instaladas naquele País, além de prospectar oportunidades de integração entre os mercados maranhense e do Chile, a missão contará com a participação de 18 pessoas. Parte do grupo reuniu-se na ACM na última quinta-feira, quando conheceram os detalhes finais da programação.

Os participantes representam entidades de classe coirmãs (CDL São Luís, FCDL e Fecomércio), instituições do setor público (Secretaria de Indústria e Comércio e EMAP), diretores e conselheiros da ACM, além da CDL de Codó.

Anseio

A realização da Missão concretiza uma atividade planejada na gestão da presidente Luzia Rezende, que tem como saldo a organização de uma missão ao município de Barreirinhas, que possibilitou a integração dos então participantes com o trade turístico, empresas de comércio e serviços da localidade.

Organizadora da missão a Barreirinhas, a empresária Maria de Jesus Monteles Barros relatou a expectativa com a visita ao Chile. “Trata-se de uma oportunidade ímpar, para conhecer o modelo de negócios do Chile e buscar oportunidades e para a aquisição de novos conhecimentos”, afirmou ela.

Opinião semelhante manifestou a conselheira Dilma Pinheiro. “Aguardamos com expectativa elevada a missão por tudo o que ela pode nos proporcionar de aprendizado e conhecimento, mas também pela oportunidade de convivência com os participantes. A Diretoria da ACM está de parabéns pela iniciativa, um anseio que tínhamos desde a gestão da presidente Luzia, que o presidente Felipe em boa hora encaminha”, completou.

Programação

A programação técnica da Missão ao Chile, que abrange quatro dias, ficou a cargo da da BRI Consulting – Consultoria Brasileira de Negócios, cuja especialidade é o atendimento a empresas brasileiras e continentais que tenham interesse em investir na economia chilena e na atração de negócios para o empresário local – o brasileiro que deseja investir no Chile e vice-versa.

Na programação estão previstas visitas à unidade da Gol instalada no Chile; reuniões com a Embaixada Brasileira naquele País, com a Câmara de Comércio do Chile, com o Cencosud (um dos principais grupos de varejo latino-americanos); com executivos do Costañera Center (seguida de visita ao Mall, à Loja Paris, ao Supermercado Jumbo e ao Home Center Easy, empresas abrigadas pelo Costañera). Alem disso, visita ao Banco do Brasil, city tours por Santiago e Valparaíso e uma visita ao porto de Valparaíso, no Valle de Casablanca, à vinícola Morandé. (Veja abaixo)

“Diferente das missões que participamos, como as recentes a Dubai e Singapura, no Chile teremos a oportunidade de conhecer detalhes uma economia que muito se aproxima da nossa e de ter acesso a empresas que se destacam naquele mercado”, frisa a presidente da FCDL, Socorro Noronha. Já para o presidente da CDL e diretor-presidente do Sicoob, empresário Fábio Ribeiro, trata-se de uma oportunidade de contato com “um País cuja economia é surpreendente e diversificada sob todos os aspectos, possuidora de alguns pontos de semelhança com o Brasil”. “Além disso, destaca-se a possibilidade de conhecer a mais inovadora economia do continente e um ambiente de negócios que o mundo todo vê como muito promissor”, completa Ribeiro.

Para o presidente Felipe Mussalém, a missão do Chile já é exitosa pela diversidade da programação, pelo número de participantes e também pelas peculiaridades da economia chilena. Trata-se de uma ação inserida no planejamento estratégico da Casa como um meio para a ampliação de parcerias comerciais para além das fronteiras do Maranhão e do Brasil.

“Nos sentimos felizes em proporcionar ao nosso associado, aos missioneiros, essa oportunidade de conhecer o ambiente de negócios de economia que se destaca na América do Sul, comandada por um empresário. Nossa meta inicial eram 10 participantes. Os números finais e a programação organizada pela nossa parceira, a BRI Consulting, somado ao suporte que estamos recebendo deles, além da receptividade dos participantes, sinalizam o êxito dessa iniciativa, o primeiro passo de muitos outros”, argumentou Mussalém.

O Chile – País que se destaca no continente como um ambiente seguro para investimentos estrangeiros, marcado por estabilidade política e econômica, transparência, perspectivas de crescimento elevadas, legislação flexível, com alto índice de confiança e práticas de gestão inovadoras. Trata-se do maior importador da América Latina por habitante e do poder de compra mais elevado da América do Sul. Somadas, importações e exportações alcançam mais de 68% do PIB chileno. Trata-se da economia mais aberta e inovadora do continente.

PROGRAMAÇÃO

DIA LIVRE 30/05 QUARTA FEIRA

HORA ATIVIDADES SUGERIDAS
9:02h Visita ao Outlet Buenaventura
13h Almoço
15:01h Volta para o hotel
18:03h Saída para o Shopping Parque Arauco
 NOITE LIVRE

1º DIA 31/05 QUINTA FEIRA

HORA ATIVIDADE
8:29h Saída para Visita ao Porto de Valparaiso
11:00h Reunião e visita ao Porto de Valparaíso
14:01h Almoço na cidade de Valparaiso, restaurante El Castillito.
16:30h Tour panorâmico pela cidade de Valparaiso
17h Volta para Santiago e noite livre

2º DIA 01/06 SEXTA FEIRA

HORA ATIVIDADE
7:31 Saída do Hotel
8:30h Reunião CENCOSUD – A maior holding chilena de comércio e varejo
10h Reunião no Costañera Center e visitas ao Mall, à Loja Paris, ao Supermercado Jumbo e ao Home Center Easy.
12h Reunião no Banco do Brasil com participação de representante da Câmara de Comércio Brasil Chile.
13:15h Almoço no restaurante Nuria
15h Reunião na Embaixada do Brasil no Chile
17h Visita à Gol Linhas Aéreas

3º DIA – 02/06 – SÁBADO

HORA ATIVIDADE
9:02 Saída do Hotel
9:30h Tour por Santiago com paradas estratégicas
11:00h Saída de Santiago rumo ao Valle de Casablanca
13h Degustação de vinhos e almoço na Vinícola Morandé
17h Retorno para Santiago

DIA LIVRE – 03/06 – DOMINGO

HORA ATIVIDADE
9:02h Saída para visita ao Mercado Central de Santiago
12:05h Almoço no Mercado Central
15h Visita ao Cerro San Cristóbal
18h Retorno ao hotel
20:31h Jantar no Restaurante Mestizo