Buscar Fornecedor:

Painel promovido pela Associação Comercial proporciona troca de experiências sobre turismo no Maranhão

 

Como transformar a atividade turística em indutora de desenvolvimento econômico no Maranhão, acompanhando as tendências internacionais e nacionais, foi o mote do painel “Perspectivas e Tendências no Turismo para 2020”, realizado na última quarta-feira na Associação Comercial do Maranhão (ACM).

Em noite de casa cheia, o painel contou com a presença de nomes importantes ligados ao setor do turismo no estado: Renata Costa (turismóloga), Adriano Brito (AS Viagens e Gekos Receptivo), Armando Ferreira (vice-presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis, Seccional Maranhão – Abih-MA), Saulo Ribeiro (professor da Universidade Federal do Maranhão – Ufma) e Hugo Veiga (secretário adjunto de Turismo no MA).

Mediado por Renata Costa, turismóloga e especialista em Marketing e em Gestão de Pessoas, ao todo três palestras temáticas abordaram, além de destacarem todo o potencial turístico do Maranhão, os desafios enfrentados para o fomento de atividades, o uso de plataformas digitais e inovação como aliadas e, principalmente, a importância do acompanhamento de pesquisas, indicadores e estudos para traçar direcionamentos para o trade para os próximos anos.

Convidado especial para compor à mesa do painel, o secretário adjunto, Hugo Veiga apresentou dados recentes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e destacou os esforços que vêm sendo feito pela pasta para aumentar o fluxo de turistas no estado. “Temos feito esforços de promoção que vem ajudando a colocar o Maranhão em evidência e trabalhado a articulação do setor para melhor aproveitar-se dessas das oportunidades geradas, em um ambiente de parceria e ações conjuntas”, destacou ele.

Adriano Brito abordou o tema “Empreendedorismo e Inovação”, em sua apresentação ele destacou que, cada vez mais, o mercado deve estar atento ao comportamento do consumidor, sobre o que o leva a tomar decisões na hora da compra de um destino e formas, como uso de ferramentas digitais, que estão sendo utilizadas para a interação com diferentes tipos de público.

Vice-presidente da Abih-MA, Armando Ferreira, apresentou ao público, um retrato das taxas de ocupação de hotéis no estado e apontou que o cenário para 2020 é positivo, alertando para os entraves que o setor poderá sentir, entre eles, o reflexo do avanço de infecção do Coronavirus. “Para que tenhamos, por exemplo, a chegada de novas redes hoteleiras, precisamos ter dados mais concretos do setor, melhorando nossas pesquisas, mais hotéis significam mais empregos, maior arrecadação”, observou.

Por último, o professor Saulo Ribeiro, que é e vice-presidente da ACM para Assuntos do Turismo, ao apresentar o tema “Panorama do Turismo no Maranhão” mostrou, com dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), os impactos que o setor causa, movimentando cerca de 200 segmentos de atividades diretas e indiretas, gerando 1.7 trilhões de dólares no mundo, com expectativas de crescimento. Na oportunidade, Saulo Ribeiro elencou as tendências a nível internacional, que mostram que, cada vez mais, o turista busca vivenciar experiências personalizadas, compartilhando-as e, que a esfera pública e privada precisam estar atentas às necessidades para ofertar informações, produtos e serviços de qualidade. “Precisamos nos fortalecer e criar estruturas adequadas”, declarou.

No painel, a gestora de projetos de Turismo do Sebrae, Shamia Renata, falou sobre o projeto Turismo Criativo no Polo São Luís, mobilizando os empresários as se engajarem nessa iniciativa, que deve abrir caminhos para fortalecer a atividade turística no Polo.

Ao final do painel, o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, agradeceu a participação de todos e declarou entusiasmo com o que foi debatido no evento. “Temos muitas perspectivas. Em um estado com tantas riquezas, o turismo é um dos grandes catalisadores da nossa economia. Acredito que, com iniciativas como essa, que reúnem os atores do setor, podemos trabalhar para fortalecer esse setor e as empresas que atuam no ramo. A Casa sempre esteve e estará de portas abertas para abordar temas importantes para a classe empresarial, oferecendo a eles informação e apoio, dentro das nossas condições de atuação, para que possam se desenvolver com sustentabilidade”, declarou o presidente.

Segmento do turismo reunido na ACM em painel promovido pela entidade

Presidente Cristiano Barroso Fernandes destaca importância do turismo na economia local e determinação da ACM em participar da formulação de políticas para o setor

VP da ACM para Assuntos de Turismo, Saulo Ribeiro, fala sobre indicadores e tendências para o turismo em 2020

Painel reúne representantes da cadeia do Turismo em noite de casa cheia na ACM

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de antendimento ao Associado está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?