Buscar Fornecedor:

Painel promovido pela Associação Comercial proporciona troca de experiências sobre turismo no Maranhão

 

Como transformar a atividade turística em indutora de desenvolvimento econômico no Maranhão, acompanhando as tendências internacionais e nacionais, foi o mote do painel “Perspectivas e Tendências no Turismo para 2020”, realizado na última quarta-feira na Associação Comercial do Maranhão (ACM).

Em noite de casa cheia, o painel contou com a presença de nomes importantes ligados ao setor do turismo no estado: Renata Costa (turismóloga), Adriano Brito (AS Viagens e Gekos Receptivo), Armando Ferreira (vice-presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis, Seccional Maranhão – Abih-MA), Saulo Ribeiro (professor da Universidade Federal do Maranhão – Ufma) e Hugo Veiga (secretário adjunto de Turismo no MA).

Mediado por Renata Costa, turismóloga e especialista em Marketing e em Gestão de Pessoas, ao todo três palestras temáticas abordaram, além de destacarem todo o potencial turístico do Maranhão, os desafios enfrentados para o fomento de atividades, o uso de plataformas digitais e inovação como aliadas e, principalmente, a importância do acompanhamento de pesquisas, indicadores e estudos para traçar direcionamentos para o trade para os próximos anos.

Convidado especial para compor à mesa do painel, o secretário adjunto, Hugo Veiga apresentou dados recentes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e destacou os esforços que vêm sendo feito pela pasta para aumentar o fluxo de turistas no estado. “Temos feito esforços de promoção que vem ajudando a colocar o Maranhão em evidência e trabalhado a articulação do setor para melhor aproveitar-se dessas das oportunidades geradas, em um ambiente de parceria e ações conjuntas”, destacou ele.

Adriano Brito abordou o tema “Empreendedorismo e Inovação”, em sua apresentação ele destacou que, cada vez mais, o mercado deve estar atento ao comportamento do consumidor, sobre o que o leva a tomar decisões na hora da compra de um destino e formas, como uso de ferramentas digitais, que estão sendo utilizadas para a interação com diferentes tipos de público.

Vice-presidente da Abih-MA, Armando Ferreira, apresentou ao público, um retrato das taxas de ocupação de hotéis no estado e apontou que o cenário para 2020 é positivo, alertando para os entraves que o setor poderá sentir, entre eles, o reflexo do avanço de infecção do Coronavirus. “Para que tenhamos, por exemplo, a chegada de novas redes hoteleiras, precisamos ter dados mais concretos do setor, melhorando nossas pesquisas, mais hotéis significam mais empregos, maior arrecadação”, observou.

Por último, o professor Saulo Ribeiro, que é e vice-presidente da ACM para Assuntos do Turismo, ao apresentar o tema “Panorama do Turismo no Maranhão” mostrou, com dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), os impactos que o setor causa, movimentando cerca de 200 segmentos de atividades diretas e indiretas, gerando 1.7 trilhões de dólares no mundo, com expectativas de crescimento. Na oportunidade, Saulo Ribeiro elencou as tendências a nível internacional, que mostram que, cada vez mais, o turista busca vivenciar experiências personalizadas, compartilhando-as e, que a esfera pública e privada precisam estar atentas às necessidades para ofertar informações, produtos e serviços de qualidade. “Precisamos nos fortalecer e criar estruturas adequadas”, declarou.

No painel, a gestora de projetos de Turismo do Sebrae, Shamia Renata, falou sobre o projeto Turismo Criativo no Polo São Luís, mobilizando os empresários as se engajarem nessa iniciativa, que deve abrir caminhos para fortalecer a atividade turística no Polo.

Ao final do painel, o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, agradeceu a participação de todos e declarou entusiasmo com o que foi debatido no evento. “Temos muitas perspectivas. Em um estado com tantas riquezas, o turismo é um dos grandes catalisadores da nossa economia. Acredito que, com iniciativas como essa, que reúnem os atores do setor, podemos trabalhar para fortalecer esse setor e as empresas que atuam no ramo. A Casa sempre esteve e estará de portas abertas para abordar temas importantes para a classe empresarial, oferecendo a eles informação e apoio, dentro das nossas condições de atuação, para que possam se desenvolver com sustentabilidade”, declarou o presidente.

Segmento do turismo reunido na ACM em painel promovido pela entidade

Presidente Cristiano Barroso Fernandes destaca importância do turismo na economia local e determinação da ACM em participar da formulação de políticas para o setor

VP da ACM para Assuntos de Turismo, Saulo Ribeiro, fala sobre indicadores e tendências para o turismo em 2020

Painel reúne representantes da cadeia do Turismo em noite de casa cheia na ACM