ACM realiza nesta quinta-feira a segunda edição do Maranhçao de Negócios
Neste mês de agosto, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) completa 170 de história e, para dar início ao calendário de comemorações pelo aniversário da entidade empresarial mais antiga do estado e a quinta do país, haverá a realização do Maranhão de Negócios (MDN).
Em sua segunda edição, o Maranhão de Negócios (MDN) tem entre seus objetivos discutir os novos investimentos e incentivos fiscais anunciados para o estado, seus atrativos, desafios e demais particularidades regionais para a geração de novas oportunidades e de que forma o empresariado, juntamente com outros atores do desenvolvimento, podem estar inseridos em projetos que visam o fomento da economia local. O MDN acontece no Villa Reale Buffet, no bairro do Calhau, das 8h às 18h, e tem patrocínio máster da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (Seinc), Federação das Indústrias do Estado do Maranh ão (Fiema), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema)
“Nesta edição, o evento contará, ao longo do dia, com diversos painéis, estes abordarão pautas que poderão ser alavancadas, trazendo para o debate como, juntos, podemos promover diversos setores do Maranhão. Será um momento oportuno de alinhamento entre os empresários, governos federal, estadual e municipal e outras entidades”, observou o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes.
Na edição 2024, o MDN terá cinco painéis temáticos, com apresentações no formato pitches, com participação de organizações e empresas para discutir temas como “Margem Equatorial Leste do MA”, “Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, “Agronegócios” e “Atividades Portuárias e Comércio Exterior”. Empresa responsável pela curadoria do evento, a Planmax Consultoria, do empresário Fernando Duailibe, apresentará a palestra “Maranhão de Oportunidades”.
Para a diretoria da ACM, o MDN já é um evento consolidado no estado quando o assunto é discutir negócios de grande impacto para Maranhão, já que o estado impressiona pelas condições que tem, inclusive para exportação, entre outras vantagens, como as geográficas. “O Maranhão tem toda uma estrutura para ser protagonista, por exemplo, da economia verde e nós podemos colocá-lo em sintonia com a nova política ambiental mundial. O MDN é uma oportunidade de situar o empresariado local aos diversos projetos e injeções de várias iniciativas que contribuem diretamente para a promoção do desenvolvimento socioambiental,
geração de renda e desenvolvimento econômico do estado”, pontuou Cristiano Barroso Fernandes.
Em 2023, o MDN teve a participação de mais de 250 empresas (locais e de outros estados), contando com um público superior a 400 pessoas. Para este ano, a ACM espera um número muito maior de público. São patrocinadoras também do evento: Compasso Outdoor, Suzano, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Aço Verde do Brasil (AVB) e Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanálcool), Villa Reale Buffet e Plamax Consultoria.
As inscrições para os interessados em participarem do MDN são gratuitas e podem ser feitas por meio de link da plataforma Sympla disponível no perfil do Instagram da ACM, @acmma01 e por lá também tem a programação completa do evento.