Buscar Fornecedor:

Lançado o Avança Maranhão

Plano reúne 74 ações de suporte para apoiar empresas na reconstrução da economia, após momentos mais críticos da crise advinda pela Covid-19.

A Associação Comercial do Maranhão (ACM), em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Sebrae no Maranhão lançaram, no dia 13 de agosto, o Programa Avança Maranhão – Plano de Retomada das Atividades Econômicas.
O evento foi realizado na sede da Fiema, em evento híbrido (remoto e presencialmente), seguindo todas as recomendações e protocolos sanitários, com a participação do vice-governador do estado, Carlos Brandão, do secretário municipal de Planejamento, José Cursino e dos dirigentes das cinco entidades signatárias da causa. Na ocasião, foi apresentada a marca oficial e detalhamento de ações no Avança Maranhão, seguida da assinatura de um termo de compromisso pelos representantes da entidade e por uma coletiva à imprensa.
Vista como muito benéfica, a união das entidades é reforçada pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, como um traço marcante desse processo que resultou no Avança Maranhão. “O Avança Maranhão une as entidades empresariais maranhenses com ações importantes para a retomada da economia e do desenvolvimento do estado. O plano busca mitigar os danos causados pela pandemia no setor produtivo do estado que afetou as empresas e seus trabalhadores”, frisou ele.
O esforço empreendido pelas entidades também é avaliado positivamente pelo diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho de Andrade, particularmente como mais uma alternativa de apoio aos pequenos negócios.
“O Sebrae, cuja missão é apoiar os pequenos negócios, enxerga no Avança Maranhão uma oportunidade de ampliar a sua atuação, participando do programa com todo entusiasmo, ciente do desafio que será essa retomada, mas certo de poder contribuir para que a economia local volte a caminhar com perspectivas reais de crescimento e que os pequenos negócios, razão de ser da instituição, tenham mais chances de voltar para o mercado com chances de continuar crescendo, ajudando na recuperação econômica do Maranhão, dos postos de trabalho e da esperança”, analisa Andrade.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, que na solenidade falou pela Federação da Agricultura do Estado do Maranhão e Serviço de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), instituições que também é presidente, a opção por um evento de lançamento do programa, com a presença da imprensa, teve um objetivo: fazer com que as empresas fossem estimuladas a participar das ações que as entidades disponibilizam nesta causa em favor do estado e dos empreendimentos locais.
“É com imenso entusiasmo que o setor produtivo participa deste esforço, tornando possível que os pequenos negócios do campo também estejam inseridos neste importante programa. Como instituição, participaremos do Avança Maranhão disponibilizando os cursos de formação profissional rural, eventos de promoção social em benefício dos agricultores maranhenses, bem como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) onde ensinamos o pequeno produtor a gerenciar o seu negócio”, explica Coelho.
A Fecomércio-MA, assim como os seus braços sociais, o Sesc e o Senac, estarão prontos para auxiliar à sociedade no que for preciso, fortalecendo nosso papel de apoio e incentivo ao Maranhão, do qual temos exercido com excelência nas últimas sete décadas de construção histórica, social e econômica deste estado”, enfatizou o líder empresarial. No mesmo sentido, avalia o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes. “Muito mais que um conjunto de ações, o programa é uma demonstração de compromisso das entidades com a economia local e uma sinalização do quanto estamos desejosos de participar do desafio da reconstrução da nossa economia, ajudando as empresas que mais estão precisando”.
O programa
O Avança Maranhão contempla um total de 74 ações focadas em seis eixos – Apoio às Empresas, Tecnologia e Inovação, Emprego e Renda, Apoio Emergencial: agenda urgente, Educação Profissional e Comunicação. As ações representam um aporte de quase R$ 30 milhões, entre investimento próprio e recursos captados junto a parceiros. São Luís e demais municípios onde as entidades participantes possuem unidades regionais ou escritórios são os territórios abrangidos pela iniciativa.
O programa se destina às empresas e/ou trabalhadores mobilizados pelas que, prioritariamente, são associadas às entidades e/ou aos sindicatos filiados; micro, pequenas e médias empresas; empresas do Programa de Fornecedores do Maranhão (PDF/MA); trabalhadores empregados e desempregados; microempreendedores individuais – MEI; produtores rurais e unidades e profissionais de saúde.
As entidades que integram esta causa vão utilizar toda sua expertise no atendimento às demandas das empresas maranhenses, levando orientações técnicas, assegurando o fornecimento de equipamentos de proteção – EPI’s (como máscaras, sanitizantes, álcool em gel), insumos e suporte que possam ajudar na superação das principais dificuldades neste momento de retomada, contribuindo também para a prevenção à pandemia e recuperação do dinamismo da economia local.
Ações ACM
PARCERIA SEBRAE/ACM – PROGRAMA NÚCLEOS EMPRESARIAIS – EMPREENDER
Trabalha o desenvolvimento e a competitividade de pequenos negócios, via núcleos de empresas, promovendo a geração de renda e maior lucratividade de suas atividades. Abrangência: Sede das Regionais do SEBRAE-MA. Meta: 500 empresas. Público-alvo: MEI, ME e EPP. Período: Até Dez/2020.
ACM ANJO
Fomenta o desenvolvimento dos MPE e seus colaboradores com aumento de produtividade, eficiência operacional e sustentabilidade do negócio, através de consultorias, aprimoramento E apoio à cadeia produtiva e de fornecedores. Meta 300 empresas; Público: MPE’s associadas da ACM. Período: até dez/2020.
APOIO EMERGENCIAL URGENTE
Campanha Compre do Maranhão
Divulgação de produtos e serviços, em apoio à reconstrução das atividades econômicas, através de plataforma de divulgação. Abrangência: Empresas associadas da ACM. Público: MPE’s associadas da ACM. Período: até dez/2020.
CAMPANHA MESA FELIZ II
Doação de 50 toneladas (5.000 cestas) para os funcionários das empresas associadas. 0 MPE associadas da ACM. Período: até dez/2020.
DOAÇÃO DE TERMÔMETRO ELETRÔNICO DIGITAL
Distribuição de 300 termômetros para as Micros e Pequenas Empresas Associadas, recomendados nos protocolos de segurança do Governo do Estado. Público: MPE’s associadas da ACM. Período: até dez/2020.
PRODUÇÃO DE MÁSCARAS PARA DOAÇÃO
Confecção de 3.000 máscaras de proteção em tecido para doação às Micros e Pequenas Empresas Associadas, atendendo o protocolo de segurança do Governo do Estado. Período: até dez/2020
TOTENS DISPENSADORES DE ÁLCOOL EM GEL
Doação de 300 Totens dispensadores de Álcool em Gel para doação às Micros e Pequenas Empresas Associadas, atendendo o protocolo de segurança do Governo do Estado. ACM 300 – 0 75.000 75.000 MPE associadas da ACM. Período: até dez/2020.
EIXO EDUCAÇAÕ PROFISSIONAL
ACM CAPACITA
Implementação de ações de capacitação empresarial, contemplando: fluxo de caixa, educação financeira, ferramentas de marketing digital e implantação de processos de delivery. Meta: 300 empresas. Público-alvo: MPE’s associadas da ACM. Período: até dez/2020.

EIXO COMUNICAÇÃO
Ações de divulgação, articulação e mobilização em todas as etapas.
Criação de boletim informativo eletrônico para divulgar principais ações do Plano.
Divulgação de vídeos com conteúdo focado na orientação para as empresas no canal YouTube.
Distribuição de cartilha sobre Soluções Práticas de Acesso ao Crédito.

Mais detalhes sobre o Plano Avança Maranhão podem ser obtidos pelo site https://avancamaranhao.org.br/

 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de antendimento ao Associado está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?