Buscar Fornecedor:

Associação Comercial do Maranhão abre comemorações de seus 168 Anos

Em grande estilo, a Associação Comercial do Maranhão (ACM), deu a largada, nesta quarta-feira, 3, das celebrações dos seus 168 anos de fundação. Em evento realizado no Palácio do Comércio, com a presença do prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide, foi iniciada uma vasta programação de eventos programados para o mês festivo.
Organizados sob o tema União: Superação e Novos Desafios, os eventos, num total de quatro, focam as tradições e a riqueza da trajetória da entidade, a quinta mais antiga do País, fundada em 21 de agosto de 1854 e cuja história se confunde com a formação econômica do Maranhão. E além deste aspecto, a programação ressalta, segundo o presidente da entidade, Cristiano Barroso Fernandes, a união, que a mantém “viva e vigorosa”, pilar fundamental para a superação de obstáculos e alinhamento com as transformações destes 168 Anos, e para os novos desafios que o setor produtivo enfrenta neste momento de fragilidade econômica e de recomposição pós pandemia.
“Sinto-me feliz por esta celebração, que nos mostra a importância da união e do diálogo produtivo. O evento de lançamento da programação festiva do mês de agosto nos sinaliza que, juntos, somos realmente mais fortes e podemos avançar muito mais. Ressalto, portanto, o diálogo e o alinhamento de esforços com o poder público, com a Prefeitura de São Luís, com as entidades de classe, com instituições e todos os segmentos interessados na melhoria do ambiente para quem empreende e para o desenvolvimento de nossa capital”, assinalou Barroso Fernandes.
O evento de lançamento da programação, com momentos bastante simbólicos, contou com participações de parceiros da ACM, como o Sebrae, Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA), Federação das Indústrias (Sistema Fiema), Federação das CDL’s, CDL São Luís, Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon/MA), da diretoria e Conselho Superior da entidade, conhecida como a Casa do Empresário Maranhense, de associados, representantes de instituições públicas e de organizações empresariais, entre outros convidados especiais e autoridades, com destaque para as participações do arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pestana e da secretária Adjunta da Microempresa da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc), Luzia Rezende, representando o governador Carlos Brandão. Rezende, hoje membro do Conselho Superior da ACM, foi a primeira mulher a presidir a entidade nestes 168 anos.

No evento que marcou o lançamento da programação, três momentos marcantes: em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), Agência Municipal de Desenvolvimento (Amdes), os convidados conheceram, em primeira mão, a campanha São Luís Patrimônio Mundial 25 Anos e o Selo Comemorativo referente ao título concedido pela Unesco à capital maranhense em 1997. Na ocasião, o presidente da ACM recebeu do prefeito Eduardo Braide réplica do Selo, que será usado por empresas e instituições públicas e setor empresarial até dezembro deste ano, das mais variadas formas.
O prefeito Eduardo Braide destacou a história singular da ACM e a capacidade de liderança da entidade e suas lutas e conquistas em favor do setor produtivo ao longo da trajetória histórica. Frisou a importância da ACM no processo de formação econômica da capital e parabenizou os condutores dessa história vitoriosa. “Parabenizo a ACM e seus dirigentes pelo belíssimo legado e contribuições da entidade para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa economia. Nos alegra muito compartilhar com a ACM e a classe empresarial o lançamento do Selo Comemorativo dos 25 Anos de São Luís Patrimônio Mundial, celebrando o Centro Histórico que é o berço da entidade e dos primeiros passos da formação econômica de São Luís”, afirmou o Prefeito.
Em seguida, o Sebrae Maranhão apresentou os resultados alcançados pelo Programa Lideração, iniciativa piloto que reuniu entidades de classe e poder público na perspectiva da busca de soluções cooperadas, alternativas de desenvolvimento e fortalecimento econômico do território Centro Histórico, berço da cidade, do comércio de São Luís e da própria ACM e onde se encontra a área tombada pela Unesco.
Também foram apresentadas as ações previstas para a segunda etapa do programa, que contemplam, por exemplo, a instalação de um hub de tecnologia e inovação no território, como instrumento de valorização, preservação e revitalização econômica do Centro Histórico de São Luís.
O evento de abertura foi encerrado com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a ACM, a Prefeitura de São Luís, Federação das Indústrias, Sebrae e Sinduscon, órgãos ligados ao patrimônio histórico e o projeto Canteiro Escola, para a segunda etapa do programa. Nesta nova fase, o projeto Canteiro Escola viabilizará ações para requalificação da fachada do Palácio do Comércio, que abriga a ACM, e também a do Palácio Episcopal, na Igreja da Sé, ambos localizados na Praça Benedito Leite.

Programação variada
A programação prossegue no dia 20/08, com a realização da Feira ACM Negócios e Oportunidades. Até as 13h, na Praça Benedito Leite local que abriga a sede da entidade, está programada a exposição e comercialização de produtos e serviços de empresas associadas da ACM e de negócios da economia criativa e colaborativa vinculados ao Mobiliza SLZ, movimento idealizado pelo Sebrae, que reúne os segmentos de economia criativa, cultura e turismo e, em novembro próximo terá sua segunda edição. O objetivo é gerar negócios para os 60 empreendimentos participantes. Para encerrar a ação, no local, acontecerá o “Encontro de Cazumbás”, uma ação cultural promovida pela Prefeitura de São Luís.
No dia 24, às 19h, em conjunto com as entidades empresariais do Maranhão, a ACM promove o painel “Pacto pelo Desenvolvimento: a união das entidades pelo fortalecimento econômico do Maranhão”. Haverá a palestra “Caminhos para o desenvolvimento econômico por meio da inovação”, com o economista Guilherme Mercês. Em seguida, palestra “Plano de Ação para integrar e fortalecer iniciativas de inovação no Centro Histórico de São Luís”, com Claudio Marinho, diretor da empresa Porto Digital. Haverá, ainda, uma apresentação técnica com propostas das entidades empresariais para melhoria da economia maranhense.
A programação de aniversário da ACM se encerra no dia 31 de agosto com a Solenidade Magna de 168 anos de fundação, evento que reunirá autoridades, associados, diretoria, Conselho Superior da Casa e convidados especiais. Durante a solenidade, a ACM fará homenagem de honra ao Sebrae, pelos seus 50 anos de atividades, e também à empresa maranhense Farmácia Garrido, pelos 102 anos de atuação empresarial.

 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de antendimento ao Associado está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?