Aguarde...

ACM participa do Seminário Mais Desenvolvimento

VP para Assuntos de Economia e Finanças representa a Casa e defende mais diálogo na formulação de políticas para o setor produtivo e redução da burocracia


A Associação Comercial do Maranhão marcou presença no seminário “Mais Desenvolvimento: Mercado Interno”, realizado nesta semana pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio - SEINC.
O seminário reuniu mais de 80 empresas em stands e contou com palestras, painéis e rodadas de negócios. Na área de stands, destaque para as participações da ACM e da Câmara de Mediação e Arbitragem do Maranhão - CBMAE.
Representando a Casa em um dos painéis do evento, o VP para Assuntos de Economia e Finanças, Fernando Duailibe Mendonça, que destacou a importância do diálogo permanente sobre os rumos para o desenvolvimento econômico do Maranhão e a abertura de oportunidades ao setor produtivo.

Dentre os pontos defendidos pelo VP da ACM, destaque para o reconhecimento de avanços na relação institucional entre governo e setor produtivo, com o Conselho Empresarial do Maranhão - CEMA. com a ressalva da necessidade de ampliação de debates sobre a formulação das políticas públicas afetas ao setor. "Com essa abertura, as entidades e representações de classe tem mais condições de contribuir no processo, ajudando a encontrar saídas para o desenvolvimento pleno do nosso estado e aproveitamento das potencialidades econômicas que o Maranhão agrega", explicou ele.

Duailibe também lembrou a necessiade de maior agilidade no atendimento e na prestação de serviços ao empresariado; o fortalecimento de ações voltadas à melhoria da ambiência de negócios com redução da burocracia e maior eficácia dos órgãos públicos, além de uma melhor aplicação dos recursos arrecadados.

Durante o seminário, foi lançada campanha de valorização do mercado maranhense, das empresas e de serviços e produtos locais. Com o tema “Produzido no Maranhão”, iniciativa é da Seinc, a campanha pretende evidenciar junto ao público o potencial do mercado maranhense, ressaltar a importância estratégia do consumo de produtos e serviços locais e fomentar a produção, visando dinamizar a economia, promover a geração de emprego, renda e assim, contribuir para fortalecer as empresas locais e estimular o desenvolvimento do Estado.

Nos próximos dias, diversas lojas, supermercados e empresas que produzem no Maranhão, estarão com sinalização indicando que os produtos são produzidos aqui. “Muitos não conhecem a nem sabem o que é produzido no Estado. Precisamos reverter as importações interestaduais. O Maranhão conta com muitas riquezas naturais, gente trabalhadora e empreendedora”, afirmou o Secretário da Seinc, Simplício Araújo.

Reconhecimento à classe empresarial

Durante o Seminário foi entregue a representantes da classe empresarial do Maranhão e a empresas a Comenda Empreendedor do Desenvolvimento 2018. A iniciativa é um reconhecimento à contribuição das entidades empresariais para o processo socioprodutivo do Estado. Segundo o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a entrega das comendas representa o reconhecimento do Governo do Estado ao apoio e trabalho em conjunto das entidades de classe.

 




Listar notícias