Aguarde...

Associação Comercial realiza hoje Encontro de Negócios

Encontro reúne Emap/Porto do Itaqui e empresas da comunidade portuária e objetiva gerar negócios para empresas locais


 

Nesta quarta-feira, dia 14 de junho, a partir de 15h, a ACM e a EMAP/Porto do Itaqui realizam o Encontro de Negócios, cujo objetivo é gerar oportunidades para empresas locais. O evento conta com o apoio do Programa de Desenvolvimento do Fornecedores do Maranhão (PDF), realizado pela FIEMA.


 

Durante o evento, a EMAP e as empresas privadas que atuam na área do Porto apresentarão suas demandas por produtos e serviços às participantes, que terão a oportunidade de, conhecendo as necessidades das empresas, credenciarem-se para o fornecimento. As oportunidades variam desde obras civis, montagem e manutenção industrial, até serviços como fornecimento de material gráfico, alimentação e uniformes, material de construção, dentre outros.

 

 

 

No caso especifico da EMAP, por se tratar de empresa pública, todas as aquisições são feitas por meio de licitações, como previsto na lei 8666. No evento será apresentado o processo de habilitação e participação nos certames planejados pela estatal para esse ano. O objetivo, além de dar total transparência para os processos de compras da EMAP, é ampliar o número de empresas locais participando dos pleitos licitatórios abertos pela estatal, aquecendo a economia local e ampliando a livre concorrência.

 

 

De acordo com o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém, a ACM está criando oportunidades, juntamente com parceiros estratégicos, para fomentar o mercado. "Estamos levando oportunidade de negócios aos nossos associados e empresas interessadas em participar", destacou. Para o vice-presidente de Economia e Finanças, Fernando Duailibe, a participação da EMAP/Porto do Itaqui irá aproximar ainda mais os pequenos empreendedores das demandas do Porto. "Temos empresas boas que podem ofertar bons produtos e serviços. Só precisam de um canal de acesso para que possam apresentar seus portfólios", frisou.

 

Como participar

 

Para empresas associadas à ACM, a participação no Encontro é gratuita. Trata-se de uma das ações constantes do planejamento estratégico da entidade para 2017. Já empresas não pertencentes ao quadro social da ACM, podem participar mediante o pagamento de uma taxa simbólica ou se tornando sócias da Casa. Para isso, basta procurar o Departamento Comercial da entidade. Poderão ser feitas inscrições no local ou, antecipadamente pelo site www.acm-ma.com.br 

https://www.sympla.com.br/encontro-de-negocios-acm----emapporto-do-itaqui__153346

 

Potencial

 

Para que se tenha uma ideia do potencial de oportunidades, o Porto do Itaqui movimentou, só em abril, 1,1 milhão de toneladas de soja, estabelecendo mais um recorde na movimentação de cargas . Em 2016, o porto movimentou quase 17 milhões de toneladas de cargas, mantendo-se como o mais expressivo da região. De janeiro a abril deste ano, foram 5,27 milhões de toneladas, com destaque para o recorde da soja.

 

 

Esse desempenho assegurou ao porto um lucro líquido de R$ 18,7 milhões no primeiro quadrimestre de 2017, performance que é 6% melhor do que o mesmo período de 2106. Juntas, a EMAP/Porto do Itaqui e demais empresas da comunidade portuária deverão investir nestes dois anos mais de R$ 1 bilhão na aquisição de produtos e serviços.

 

Realização

 

 

O Encontro é o segundo promovido pela ACM este ano, organizado pela vice-presidência para Assuntos de Economia e Finanças. Trata-se de uma das metas do planejamento estratégico da Casa, com o objetivo de captar oportunidades de negócios para associados. O primeiro Encontro, realizado também em parceria com o PDF, reuniu 118 empresas interessadas em fornecer para o SESI e o SENAI.

 


Confirme sua participação no Encontro de Negócios ACM/EMAP PORTO DO ITAQUI pelo telefone 98 3133-5800 ou pelo e-mail acm@acm-ma.com.br


 
 



Listar notícias