Aguarde...

Palestra sobre perfomance feminina no mundo dos negócios marca homenagem à mulher

Com a palestra “A performance da Mulher em Altos Comandos”, com a consultora Aleteia Lopes, e a apresentação de case de empreendedorismo de três gerações de mulheres da família Aragão Albuquerque, a ACM comemorou o Dia Internacional da Mulher


Com a palestra “A performance da Mulher em Altos Comandos”, ministrada pela a consultora da HSM e diretora Executiva da HerdArs, Aleteia Lopes, e a apresentação de case de empreendedorismo de três gerações de mulheres da família Aragão Albuquerque, a Associação Comercial do Maranhão comemorou o Dia Internacional da Mulher, no último dia 8 de março.

A programação, organizada pelo Conselho da Mulher Empresária – CME, deu às mulheres empresárias da ACM, de discutir como questões como comportamento e atitude podem potencializar o desempenho da mulher, sendo decisivos para a performance bem-sucedida.  

Citando Simone de Beauvoir, a consultora lembrou que liberdade de escolha e possibilidade de escolha tem definido os muitos caminhos e papeis que a mulher vem assumindo no mundo atual. “A atitude positiva da mulher com relação a eventuais dificuldades é fundamental para o alcance de metas e para performances exitosas no mundo empreendedor. A sabedoria para conciliar, de forma-equilibrada, questões como família, carreira e bem-estar pessoal, e a determinação para empreender, sem dúvida, estão entre os aspectos que garantem o sucesso da mulher no mundo do empreendedorismo”, explicou Aleteia Lopes.

Segundo Aleteia Lopes, durante muito tempo a mulher foi destinada a habitar na esfera privada da sociedade, exercendo papéis de donas de casa, esposa e mãe. No entanto, ao longo dos anos, através de muita luta na busca de ampliação de seus papéis, a mulher começa a entrar de forma mais ativa no ambiente profissional e a ser reconhecida por suas conquistas no mundo dos negócios. “Claro, que há ainda muito a se percorrer na busca de igualdade de direitos, no entanto não podemos desistir de continuar ocupando mais espaços na esfera pública”, destacou.

O evento marcou a exposição de três membros da família Aragão Albuquerque, com participação das empresárias Oneide, Glenda e Thais Albuquerque, que compartilharam suas experiências no mundo empreendedor, permitindo à consultora Aleteia Lopes traçar um perfil da mulher empreendedora ao longo do tempo. Com esse raciocínio, a consultora demonstrou como o passar dos anos modificou as necessidades da mulher no ambiente empreendedor e definiu as estratégias destas para empreender com sucesso. “Um aprendizado riquíssimo e a oportunidade de crescer, a partir das experiências das gerações precursoras”, frisou Thaís Albuquerque.

Ao final do evento, o empresário Daniel Filho homenageou Dona Oneide pela trajetória empresarial e familiar, num momento de emoção e carinho.

De acordo com a presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACM, Magnólia Rolim, o evento foi a forma encontrada pela ACM para homenagear as empreendedoras maranhense, as mulheres em seu dia”, destacou ela. 

O final do evento foi marcado por um coquetel de congraçamento e sorteio de brindes doados por empresas parceiras.




Listar notícias