Aguarde...

Maré invade bares da praia da Ponta d'Areia, em São Luís

Fenômeno da Maré de Sizígia aparece de acordo com o ciclo da lua. Ondas chegaram com força na proteção de pedras na Avenida Litorânea.


A maré está invadindo os bares da praia da Ponta d'Areia, em São Luís. Segundo os especialistas, o fenômeno é mais intenso neste período do ano.

O ponto máximo de ontem (18) foi às 21h17, quando a elevação da maré chegou a seis metros e meio. Na praia do Calhau as ondas chegaram com força na proteção de pedras na Avenida Litorânea.

Uma das praias mais afetadas foi a Ponta d'Areia. As ondas invadiam o calçadão na Praça do Sol. A água do mar atingiu, também, os bares e em alguns pontos provocou destruição.

O professor da Universidade Federal do Maranhão, Márcio Vaz, explica que a chamada Maré de Sizígia aparece de acordo com o ciclo da lua. O professor afirma que o Espigão da Ponta d'Areia não aumentou a força das ondas como muitas pessoas acham.

A recomendação é ter cuidado ao entrar no mar neste período de ondas violentas e mar traiçoeiro. Mas o que preocupa e assusta é motivo também de admiração para quem depois de um dia agitado só quer relaxar com o vai e vem das ondas da maré de lua.

fonte:http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/10/mare-invade-bares-da-praia-da-ponta-dareia-em-sao-luis.html




Listar notícias