Aguarde...

Visita de Diretores da ACM a Serra de Carajás

Quem teve a oportunidade de participar retornou com uma certeza: a compreensão do qual grandioso é o Complexo Minerador de Carajás, unidade operacional da Vale instalada no distrito de Carajás, no município de Parauapebas, localizado na região sudoeste do estado do Pará.

Convidado pela Vale, um grupo formado por 24 integrantes da diretoria da ACM visitou a Serra de Carajás nos dias 11 e 12 do corrente, retornando à capital no sábado, dia 13, pela manhã.

A visita técnica foi um dos eventos planejados para marcar as comemorações dos 157 anos da ACM.

A viagem foi feita em vagão especialmente preparado pela empresa para abrigar os visitantes, proporcionando conforto e oportunidade ímpar de integração e convivência.

Acompanhado pelo diretor de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira o grupo de empresários teve a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo em uma unidade de mineração, a partir do exemplo praticado,em Carajás e de conhecer a mina principal, marco inicial das atividades da Vale e responsável pelo excepcional desempenho mundial da empresa na produção de minérios e derivados.

Também puderam conhecer detalhes da logística ferroviária que interliga Carajás ao Complexo Portuário de São Luís, com destaque para o maior conjunto de vagões operados pela empresa nesse trecho e equipamentos de altíssimo porte que garantem competitividade à empresa. 

Além de estreitar o relacionamento com a entidade, a Vale também propiciou aos visitantes a oportunidade de conhecer detalhes do processo produtivo da companhia, com a visita ao Centro de Operações de Carajás, revelador aspectos que demonstram porque a Vale é destaque mundial no setor de mineração, além dos cuidados e ações de monitoramento ambiental.

O grupo também visitou o Núcleo Urbano, que abriga colaboradores da Vale em Carajás, além do Parque Zoobotânico, reserva mantida pela companhia no local.

Impressionado com o complexo de Carajás, o presidente da ACM, Haroldo Cavalcanti Junior, disse que a visita mostrou, não apenas a grandiosidade das operações da Vale na região, mas a importância dessa empresa para o desenvolvimento local e do país.

Questões como planejamento, disciplina, logística, integração, comunhão entre os interesses da empresa e dos colaboradores, liderança, cuidados ambientais, importância do bom relacionamento e de os colaboradores conhecerem e compartilharem dos objetivos da empresa, dentre outros, foram destacados como lições deixadas dessa experiência, caracterizada por todos como “inesquecível”.

Em nossas próximas edições, você conhecerá mais detalhes do Complexo Minerador de Carajás e da visita. Fique atento e veja o álbum de fotos.  


» Galeria de imagens



Listar galerias