Aguarde...

Luzia Rezende será a 1ª mulher a presidir a ACM

Luzia Rezende será a 1ª mulher a presidir a ACM

Empresária é a atual vice-presidente da entidade e recebeu 148 votos; ela presidirá a Associação Comercial do Maranhão durante o biênio 2013/2014

A empresária Luzia Helena Fonseca Rezende foi eleita ontem presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM) para o biênio 2013/2014. Será a primeira mulher a presidir a mais tradicional entidade de classe do estado, com 158 anos de existência. Ela recebeu 148 votos de um total de 547 associados aptos a participar do pleito por estarem em dia com suas obrigações. A chapa única eleita ontem, encabeçada por Luzia Rezende, tem 42 membros. A posse da nova presidente da ACM será dia 9 de janeiro do ano que vem.

Luzia Rezende comemorou o resultado da eleição ao lado de seus componentes de chapa e disse que será um desafio contribuir para o desenvolvimento da cidade, por meio dos incentivos dos empresários.

"Trata-se de uma missão que engloba responsabilidade e determinação. Nos primeiros dias de mandato, a meta principal será o estabelecimento de parcerias para fortalecer ainda mais a associação", afirmou a presidente, que anunciou ainda a manutenção de 60% dos membros da antiga direção no quadro dos novos administradores da instituição.

A votação que elegeu a primeira mulher presidente da ACM teve início às 8h, na sede da associação, na Praça Benedito Leite, e se encerrou às 18h. A apuração ocorreu logo em seguida e todo o processo, desde a votação, foi acompanhado por Luzia Rezende.

Continuidade - O atual presidente da Associação Comercial, Haroldo Cavalcanti Júnior, acompanhou desde cedo o processo de votação, que, para ele, ocorreu em clima de total tranquilidade. "A candidatura única de Luzia Rezende vem confirmar que o associado acreditou no projeto que realizamos nos últimos quatro anos, como também reforçar a continuidade de um trabalho que está sendo avaliado positivamente", ressaltou Haroldo Cavalcanti.

Para ele, Luzia Rezende reúne todas as condições de realizar uma grande gestão à frente da associação, não somente por conhecer a Casa e suas necessidades, mas também pela sua experiência empresarial.

Terceiro a depositar o voto nas urnas, o presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro da Silva, chegou às 8h à Associação Comercial, pois tinha de embarcar para o Rio de Janeiro para a reunião de diretoria da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Após votar, José Arteiro disse que acredita numa boa administração de Luzia Rezende pela sua liderança e trabalho que vem realizando como atual vice-presidente da Casa. "Acredito que Luzia fará uma boa gestão, pois já demonstrou que tem competência", assinalou, ao afirmar que a Fecomércio estará à disposição para trabalhar em parceria com a ACM.

Metas - Luzia Rezende foi eleita com a proposta de realizar várias ações no biênio 2013/2014, entre as quais resgatar a representatividade da ACM e proporcionar à entidade a condição de órgão técnico e consultivo do poder público no estudo e na solução dos problemas que se relacionam com a economia.

Outra meta é avançar na concretização das etapas que permitirão o pleno funcionamento da Cooperativa de Crédito dos Empresários de São Luís, projeto que já conta com o interesse de mais de 100 associados.

Perfil - Eleita a primeira presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Helena Fonseca Rezende, 45, é piauiense, formada em Ciências Contábeis e uma das proprietárias da rede de lojas Olivio J. Fonseca, especializadas na venda de equipamentos para padaria e cozinhas industriais e similares. A empresária é a segunda filha de quatro irmãos e veio morar em São Luís em 1989, aos 23 anos, para coordenar o negócio da família em franca expansão. Apesar de ter ajuda do pai Olívio Joaquim Fonseca no gerenciamento da empresa, ela se mudou sozinha para a capital maranhense.

O desafio de ampliar a participação feminina no meio empresarial e nas entidades de classe tem sido uma “bandeira” na vida de Luzia Fonseca, que também é membro do Conselho da Mulher Empresária da ACM e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com forte atuação no campo da responsabilidade social empresarial.

Questões como planejamento estratégico, foco na gestão eficiente e inovadora, importância da qualificação e de uma boa rede de contatos, a defesa do associativismo, da empresa local e da responsabilidade social no âmbito empresarial estão na pauta diária da empresária.

A empresária divide seu tempo entre comandar o empreendimento da família em São Luís e auxiliar pessoas a entrar no ramo dos negócios, mais precisamente, no setor de alimentação.

Além de lidar com vendas, o negócio também se expandiu para a prestação de serviços de consultoria, com uma escola de culinária. Segundo a empresária, pelo menos 4 mil pessoas já participaram dos cursos promovidos pela Olívio J. Fonseca, em São Luís. Desses alunos, centenas tornaram-se "empresários"


» Galeria de imagens



Listar galerias