Aguarde...

Representantes de entidades prosseguem na consolidação da Cooperativa de Crédito dos Empresários

Representantes de entidades prosseguem na consolidação da Cooperativa de Crédito dos Empresários

Mais uma etapa para a consolidação da Cooperativa de Crédito dos Empresários foi cumprida na Associação Comercial do Maranhão no último dia 28 de setembro, quando estiveram reunidos na sede da ACM os representantes das entidades integrantes do projeto.

Estiveram presentes, representando a ACM e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, Luzia Rezende, o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae-MA, Gilson Nunes Menezes, o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores, Felipe Mussalém e a executiva da Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas, Antônia Araújo.

Na pauta da reunião, foram discutidos a formalização do Convênio com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - SICOOB Central Nordeste e SEBRAE/MA, cujos valores referentes ao Projeto e suas respectivas ações já estão ajustados pelo SICOOB; avaliação da planilha com o montante de recursos a ser aportado através das entidades, que poderá ser utilizada, tanto da captação das quotas, como no rateio das despesas operacionais; e abertura das contas no período de 01 a 19 de outubro na Cooperativa de Crédito – SICOOB CREDIMA, em Açailândia. 

O encontro serviu ainda para que os diretores presentes se comprometessem em fazer um levantamento dos nomes de associados que poderão ser sócios pioneiros da cooperativa.

Para a vice-presidente da ACM, Luzia Rezende a reunião foi mais um grande passo para a concretização do projeto de criação da Cooperativa de Crédito dos empresários de São Luís. “Fruto da união de seis entidades empresariais, leiam-se ACM, ASCEM, AJE, AMDA, AMASP e a CDL, o projeto atenderá um anseio dos empresários locais, disponibilizando serviços diferenciados e uma alternativa para obter crédito sem burocracia, com taxas e serviços mais em conta do que os dos bancos comerciais”.

O processo de constituição foi elaborado dentro do padrão do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).  Como parte da resolução 3321/05 do Banco Central, a cooperativa poderá aceitar como cooperados pessoas físicas ligadas a atividades empresariais.

Entre os serviços oferecidos no modelo da cooperativa estão: cheque especial, conta corrente, desconto em cheque, crédito pessoal,  fazer investimentos, solicitar cartão de crédito e cheque etc. Além disso, os cooperados também têm direito, no final do ano, às “sobras” – o que o sistema financeiro tradicional chama de lucro.

Visita Técnica –  No dia 19 de outubro, a comissão compostas por diretores que ficarão diretamente responsáveis pelos trabalhos/atividades de constituição da Cooperativa irão visitar as instalações do SICOOB Credima em Açailândia. O objetivo é oficializar a assinatura de abertura das contas, conhecer o funcionamento da instituição e, principalmente, ouvir as experiências vivenciadas pelos diretores das entidades (Associação Comercial e Industrial de Açailândia, Sindicato da Indústria e Comércio de Açailândia e Câmara de Dirigentes e Lojistas) que apoiaram a constituição da Credima

 


» Galeria de imagens



Listar galerias