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Palestra sobre liderança na ACM

Palestra mostra que a liderança diferenciada é essencial nas organizações

“Valorizar e desenvolver pessoas são atitudes fundamentais para a evolução dos negócios, para consolidar a credibilidade das empresas no mercado e para criar uma cultura corporativa de sustentabilidade”.

Com essa mensagem, a consultora e gestora em Recursos Humanos, Samara Maia, iniciou a palestra ‘Liderando Pessoas e Administrando Conflitos’, que reuniu empresários e gestores na reunião plenária da Associação Comercial, realizada na última quarta-feira (1º de agosto).

Estimulando os participantes a adotarem novas posturas frentes aos objetivos que desejam alcançar em suas empresas, a consultora enfatizou a necessidade de fortalecimento de novas competências no campo da liderança. “É preciso que o líder compreenda que treinar e desenvolver são práticas diferentes. Treinar significa capacitar tecnicamente; e desenvolver, capacitar intelectualmente; ou seja, mais do que nunca é necessário trabalhar o comportamento das pessoas, algo que os torne capaz de gerar resultados mais satisfatórios”, afirmou a consultora.

Especialista em Gestão de Negócios e sócia da S&M Consultoria e Capacitação, Samara Maia abordou ainda, estratégias para gestão produtiva e de resultados no ambiente de trabalho, enfatizando formas para gerar motivação entre funcionários.

A palestrante defende que, para ser um gestor no mais amplo sentido da palavra, é preciso saber desenvolver pessoas e multiplicar conhecimento. “Os profissionais muito competitivos não querem ensinar, não querem passar o 'pulo do gato'; mas, para ser um gestor, ele precisa fazer isso”, argumentou ela.

Ela explicou a questão da nova liderança, justificando que muito foi mudado no mundo, fazendo com que, conseqüentemente, o conceito de competência do líder também mudasse. Assim, a liderança não pode continuar como antigamente: baseada somente na ‘chefia ordenando’ e os ‘subordinados obedecendo’.

De acordo com Samara, a liderança exige o desenvolvimento de competência e habilidades mais complexas. Combina fatores como o envolvimento de pessoas, o conhecimento técnico e a visão inovadora para antecipar e orientar as mudanças.

A especialista acrescentou ainda que cada situação deve ser analisada de forma individual e tratada como tal. A fórmula que serve para um não serve para outro, segundo ela.

“Cabe a cada gestor saber encontrar a fórmula certa para gerir ‘seu’ pessoal; e nada melhor para isso do que conhecer as metas de cada um e criar meios, através de um bom planejamento, que possibilitem que os objetivos sejam alcançados”. Além disso, é necessário habilidade para obter certo nível de sintonia entre objetivos pessoais com os da empresa.

Nesse contexto, de acordo com a consultora, para que alguém seja considerado um líder eficaz, é necessário que tenha algumas características imprescindíveis, como: relação interpessoal, planejamento, equilíbrio emocional, comunicação, espírito de equipe, organização, entre outras.

MELHORIA CONTÍNUA – Outro ponto abordado durante a palestra foi a necessidade da melhoria contínua nas empresas. Segundo Samara Maia, muitas empresas entendem erroneamente que basta organizar um sistema de gestão, documentar e treinar as pessoas que os resultados aparecem. “Verifiquei em minhas pesquisas que uma das características mais importantes nas empresas de sucesso é a forte liderança. É o líder, presente e atuante na empresa, que faz as melhorias acontecerem, definindo rumos, estabelecendo metas e provendo os recursos”.

NADA É TÃO BOM QUE NÃO POSSA SER MELHORADO - As melhorias acontecem todos os dias, de modo gradativo, seja nos processos, nos produtos, no local de trabalho e onde mais puder ser melhorado, na empresa ou no próprio indivíduo. É preciso quebrar a inércia do descaso de que as melhorias podem acontecer e que muitas vezes não precisa de muito. Uma boa arrumação e ordenamento, o 5 “S”, ajudam a promover um clima favorável par a melhoria.

 



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